Doador de sangue, doador de medula óssea, doador de vida!




Nos últimos três meses de 2010 acompanhei via email o drama de Mariana e sua família no Hospital das Clínicas de São Paulo. Mariana, de Recife, havia sido diagnosticada com um tipo raro de leucemia e havia conseguido um doador de medula, razão pela qual estava em São Paulo com a mãe e a avó, fazendo quimioterapia e se preparando para o transplante. A menina tinha então apenas cinco anos.

Depois de todos os atrasos e problemas decorrentes de uma situação tão grave, Mariana foi finalmente internada em isolamento por dez dias, para receber uma dose maciça de quimio e baixar ao máximo sua imunidade para receber o transplante. Realizado o transplante, Mariana infelizmente não resistiu, e partiu desta vida após um mês na UTI do hospital.

Foi uma tristeza para todos nós, inúmeros desconhecidos, que torciam, rezavam e enviavam apoio virtual para o restabelecimento de Mariana! Nesta época decidi que faria também meu cadastro como doadora de medula, afinal quantas outras vidas podem ser salvas desta forma!

Passado um ano, o corre corre diário quase me fez esquecer de minha decisão, mas agora, próximos ao Natal, pensei que era chegado o momento de realizar este desejo. Ontem, dia 23 de dezembro, sexta-feira à tarde, estava eu lá no hemocentro de Brasília. Cadastro, peso, hematócrito e o primeiro esbarrão, abaixo dos 38 necessários. Pressão também baixa, animo-me, mexo-me, tentamos no outro braço e consegui os 10 pontos necessários. Mas por conta do hematócrito fui rejeitada como doadora de sangue!

Voltei hoje pela manhã no hemocentro, afinal faltava colher o sangue para o cadastro de doadora de medula (se não colhem sangue para a doação de sangue, também não dá para completar o cadastro de doação de medula). Tentei novemente doar sangue, o hematócrito deu 43! Não entendi, pois em toda minha vida nunca passou de 39??? Vamos em frente, mas agora esbarrei na presão, depois de três tentativas a máxima não passava de modestos 8,5...

Desci ao estacionamento do hemocentro, dei três voltas correndo, e a pressão subiu! Agora sim estou aprovada para doar sangue! Chegou a hora, e lembrei-me o quanto minha veia é fina e difícil de pegar, e ainda falha... Mas conseguiram pegar rápido, mas logo falhou, por fim tive que ficar apertando uma bolinha de borracha o tempo todo, e 410 ml de sangue logo encheram a bolsinha... Ufa!!!! Consegui!!!! Espero que este sangue possa ajudar alguém neste fim de ano! Nem preciso dizer que saí quicando de alegria!

Deu um trabalhinho, mas vale à pena, então caro leitor eu lhe peço, seja também doador de sangue e de medula óssea em 2012! Ficam aqui algumas dicas e orientações:
  1. é preciso ter mais de 18 anos e boas condições de saúde;
  2. o hematócrito tem que ser igual ou superior a 38;
  3. presão sanguínea de pelo menos 10;
  4. não estar fazendo uso de medicamentos a pelo menos 15 dias;
  5. beba bastante água no dia da doação, coma bem mas não faça ingestão de alimentos muito pesados;
  6. tenha livre pelo menos 1 ou 1 hora e meia;
  7. e como eu, insista! Se necessário corra no estacionamento!
O Hemocentro de Brasília fica entre o HRAN e o Edifício Rádio Center, funciona normalmente de 7 da manhã as 6 da tarde, hoje, véspera de Natal, funcionou até as 11 da manhã. O telefone é 3327 4424 e 3327 4450.

Para todos um Feliz Natal!

Ana Liliam

Comentários